domingo, 13 de fevereiro de 2011

Personagem da Semana – SIMBA

Esta semana vamos conhecer o (já conhecido) leãozinho órfão Simba.

Simba é filho de Mufasa, o Rei Leão, e de Sarabi, sua rainha. Quando, ainda filhote, o leão é relacionado à morte de seu pai, graças à trama maquiavélica de seu tio Scar, real assassino do irmão e invejoso do trono, Simba se vê obrigada a fugir do seu reino. Longe da terra que é sua por direito, Simba encontra dois outros excluídos, que se tornam seus grandes amigos, um javali e um suricate. Com Pumba e Timão, Simba aprende o que é viver pela filosofia Hakuna Matata (algo que pode ser comparado ao Carpe Diem), crescendo assim, sem preocupações. Quando é encontrado por Nala, sua antiga amiga de infância, Simba tem que escolher, entre viver sem pensar no amanhã, ou voltar ao seu reino e reivindicar o que é seu. Por fim, Simba entende que deve assumir as responsabilidades de Rei, e volta para sua terra para desmascarar Scar, que ocupava como ditador o lugar que era seu.


Simba é o personagem principal de O Rei Leão, filme da Disney de 1994. O Rei Leão marcou o ponto alto da “Era de Ouro da Disney”, na década de 90. O filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora e melhor canção, por Can you feel the love tonight, e venceu o Globo de Ouro de Melhor filme – Comédia / Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, também por Can You Feel the Love Tonight. Segundo os próprios animadores da Disney, O Rei Leão é inspirado em Hamlet (Shakespeare); as histórias de José e Moisés (Bíblia) e mesmo Bambi (Disney, 1942).

Talvez você não saiba, mas:

Simba adulto é dublado pelo ator Matthew Broderick e quem empresta a voz ao malvado Scar é o renomado ator Jeremy Irons. Já Mufasa é interpretado por James Earl Jones que, talvez você também não saiba, mas é o responsável pela voz sinistra de Darth Vader nos primeiros filmes da série Star Wars. Já Sarabi, rainha e mãe de Simba, era para receber a voz de Whoopi Goldberg, mas a atriz recusou devido à grandiosidade do papel e ficou com a hiena Shenzi.

Inicialmente o nome do filme seria O Rei da Selva, mas aí os produtores se ligaram de que os leões vivem nas savanas.

Existe um anime japonês da década de 60 chamado Kimba, o Leão Branco, em que há muitas semelhanças (não só o nome de personagem principal) com O Rei Leão, mas a Disney afirma que são meras coincidências.

Continuações do filme:

O Rei Leão 2 – O Reino de Simba

É a história de Kiara e Kovu, filhos respectivamente de Simba e Ziara (que vive com Scar e os exilados). Kiara e Kovu se tornam próximos apesar das diferenças entre suas famílias, e tentam mostrar que todos são um só e devem se unir.

O Rei Leão 3 - Hakuna Matata

Timão e Pumba mostram como se conheceram e a história do Rei Leão sob seu próprio ponto de vista. O nome original do filme é The Lion King 1 ¹/2.

O Rei Leão possui, ainda, adaptação para a Broadway, e Timão e Pumba ganharam sua própria série animada na TV.

Simba é o nosso personagem da semana, e por isso nos representa no twitter!

Fiquem com o momento "nossa vingança" do filme! Simba enfrenta Scar!

2 comentários: