segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como tudo começou (parte 3)

Pense no mais antigo personagem de animação que você conhece. Pensou no Mickey? Gato Félix? Popeye? Pois então saiba que os primeiros personagens são ainda mais antigos que os que você pensou. Nas últimas semanas acompanhamos o pioneirismo de Stuart Blackton na filmagem de animação e a vanguarda de Émile Cohl na produção de animação na Europa a partir da técnica quadro a quadro e como esses primeiros filmes foram inspirados nas histórias em quadrinhos,. Hoje vamos falar do pioneiro da animação nos EUA, Winsor McCay, reconhecido como o primeiro cineasta de animação a desenvolver a personalidade das personagens de suas obras.


Ao contrário de Cohl, que simplificou o próprio traço de seus desenhos em seus filmes, McCay transpôs para suas obras de animação seu sofisticado estilo gráfico dos quadrinhos. O artista norte americano atraiu o interesse de muitos jovens talentos para a animação nos EUA, como ninguém menos que Walter Lantz (criador do Pica-pau), Otto Messmer (cartunista e criador do gato Felix) e Dick Huemer (um dos grandes animadores dos estúdios Disney). Assim, McCay foi responsável, em parte, por consolidar uma linguagem de filmes de animação, o que resultaria nos anos seguintes na industrialização da arte do Cinema de Animação.

Que tal conhecer alguns dos personagens mais conhecidos de McCay?

- Steve (How a mosquito operates - 1912)

O mosquito Steve é um dos primeiros personagens no sentido real da palavra. Ou seja, Steve apresenta uma personalidade, com qualidades e motivações, como se fosse um ser real. Este conjunto de características torna Steve um mosquito único



Fonte: Personagens da animação brasileira, de Daniel Pinna

Nenhum comentário:

Postar um comentário