domingo, 27 de fevereiro de 2011

Personagem da Semana - DUMBO


Quando as cegonhas chegam, como em todos os anos, para entregar os mais novos bebês do circo, a Sra. Jumbo recebe um elefantinho muito especial. Jumbo Júnior possui orelhas enormes e, por isso, é motivo de zombaria entre os outros elefantes, recebendo o apelido de Dumbo (uma referência à "dumb" que em inglês pode significar tanto mudo, quanto estúpido, pateta). A Sra. Jumbo tenta protegê-lo da forma que pode das gozações dos animais e do público e, por isso, acaba sendo separa de seu filhote, que fica sozinho.

É só com o ratinho Timóteo que Dumbo encontra a verdadeira amizade. É Timóteo que o apoia e tenta fazer do elefantinho uma estrela do show, mas de início, por ser muito atrapalhado, Dumbo é colocado no espetáculo como palhaço. É o ratinho que descobre que Dumbo pode voar com suas enormes orelhas funcionando como asas. Para driblar sua falta de confiança, Timóteo lhe dá uma pena e diz que ela é mágica e que, enquanto estiver com ela, poderá voar. O elefantinho voador, então, finalmente consegue seu lugar no show do circo.

A história é ao mesmo tempo de uma inocência muito pura, na figura de Dumbo, e de uma profundidade gigantesca, em sua crítica ao preconceito. A relação de Dumbo e Timóteo é uma ironia com a velha lenda de que elefantes tem medo de camundongos.

Dumbo é o personagem principal do filme da Disney, Dumbo de 1941. O filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, e foi indicado à categoria de melhor canção, por Baby Mine. Em 1947 ganhou o prêmio de melhor de melhor desenho animado no Fetival de Cannes. Dumbo é considerado um clássico da animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário