quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nós vimos! – Enrolados

Por que, afinal, eu não vi em 3D?

Depois de tanto tempo em cartaz, neste fim de semana, eu finalmente pude ver a nova versão da Disney para a fábula de Rapunzel, Enrolados (Tangled, 2010). É claro que nenhum cinema da minha região ainda estava exibindo o longa em três dimensões. Mas eu pensei, “Ah, que diferença faz... Volta e meia pago mais caro pra ver em 3D e quase sempre não é lá grande coisa”. Como eu estava enganada. Em diversas cenas eu só conseguia imaginar como ver aquilo em 3D (bem feito) seria maravilhoso. Obviamente, não tenho como avaliar se o filme em três dimensões foi assim tão bom, só tenho como imaginar. Mas levando em consideração o padrão Disney de qualidade, e a qualidade da imagem com direito a texturas maravilhosas que vi em 2D, minha imaginação só me deixa com inveja de quem viu tanto cabelo em 3D.

Enrolados é um filme leve, uma adaptação bem descontraída e moderninha (apesar de ainda se passar em tempos antigos) de Rapunzel. Tem as piadas inteligentes e curtas das novas animações e a beleza dos longas clássicos da Disney. Como fábula que se preze, tem moral da história, mas sem ser chato. Como animação da Disney que se preze, é recheado de musiquinhas e cenas cantadas, mas é um recheio gostosinho e divertido, não daqueles que enjoam. O refrão “Sua mãe sabe mais” gruda no seu cérebro por pelo menos três dias, mas você canta feliz.

Rapunzel é doce e violenta, ingênua e impulsiva, feliz e com sentimento de culpa, donzela e heroína. Tudo ao mesmo tempo. Genial é vê-la em ação com uma frigideira, ou tendo uma crise de bipolaridade ao sair de sua torre depois de 18 anos trancada. Seu cabelo mil e uma utilidades é seu charme, arma, desgraça e salvação. Já seu “salvador” Flynn Rider é o típico canastrão-aproveitador, que na verdade é só um piadista inveterado e boa vida, que na verdade é um bom moço incompreendido.

Com Flynn a adaptação para o Brasil pecou um pouco. Quando ele confessa seu nome verdadeiro - José Bezerra – não há a menor graça. Ao que parece, seu nome original, Eugene Fitzherbert, não foi uma piada tão boa em português. Outro pecado foi escolher Luciano Huck para dublá-lo. Três motivos:
1 – Quando ele fala “loirinha” para se referir à Rapunzel, você só consegue pensar na Angélica. (apesar de, provavalmente, esta ter sido a intenção, não ficou legal)
2 – Ele não canta as músicas de Flynn (o que muitos dubladores também não fazem), mas a voz escolhida para cantar em seu lugar não tem absolutamente NADA a ver com a sua.
3 – Ele não alterou em nada a sua voz original para interpretar o personagem, e permanece com todos os seus cacoetes de dicção. E, como é Flynn que narra o filme inteiro, toda hora eu ficava esperando ele falar “Estamos de volta com o Caldeirão”.

Enfim, pra mim foi uma péssima escolha. Só posso concluir que escolheram o Luciano Huck para dublar Flynn Rider porque em todos os seus cartazes de “procurado” seu nariz sempre é desenhado anormalmente maior que o original. Todo o restante trabalho de dublagem é impecável, em sua maioria composta de renomados dubladores profissionais, mas alguns “famosos quem?” também, como a atriz e cantora Gottsha, que faz com perfeição as vezes da mãe falsa de Rapunzel, Gothel.
Há pouco tempo o Papo Animado fez um Top 10 de personagens que não falam, mas se expressam perfeitamente bem. Bom, talvez devêssemos revê-lo, porque Maximus (o cavalo branco inimigo que se torna amigo) e Pascal (Sapo não, camaleão!) são um show a parte em Enrolados. Impossível você não rir em qualquer cena que qualquer um dos dois apareça.
Recomendo o filme a qualquer criança, adulto-criança, ou simplesmente qualquer um que queira se divertir. Se você gosta de Disney, não vai se arrepender.

Pra quem ainda não viu (ou quer ver de novo) fiquem com o trailer:

PS.: Notem que o dublador do Flynn no trailer não é o Luciano Huck (e fica bom!)

2 comentários:

  1. Muito bom!! Adorei o post! Eu estava meio em dúvida se veria Enrolados, agora eu tenho certeza que não perderei!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Rafaella!
    Tomara que você curta o filme como eu!

    ResponderExcluir