O papagaio foi criado para o filme “Alô, amigos” (Saludos Amigos), de 1942. O filme era dividido em quatro partes e mostrava a América do Sul. Zé era o guia de Pato Donald em sua visita ao Brasil: apresentou ao pato rabugento a cachaça e o samba. O filme foi criado a partir de dados coletados numa visita de artistas da Disney – entre eles o próprio Walt Disney – à América do Sul.
Dois anos depois, Zé Carioca apareceu novamente em outra produção destinada à América Latina: "Os três cavaleiros". A parte brasileira, intitulada "Você já foi à Bahia?", mostra Zé Carioca na companhia do Pato Donald e do galo mexicano Panchito, desta vez na Bahia, numa seqüência que mistura desenho com atores reais (destaque para a participação da cantora Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda).
Curiosidades:
- Zé Carioca é pouco conhecido nos Estados Unidos, mas no Brasil já teve até revista em quadrinhos mensal, publicada pela Editora Abril.
- A personagem não foi concebida inicialmente para representar um malandro, mas sim um representante da alta sociedade norte americana da década de 40.
- A personalidade de malandro e bom vivant foi construída apenas nos quadrinhos brasileiros. Entre as décadas de 70 e 90, Zé teve seu visual reformulado gradualmente: sai o paletó, gravata, chapéu de palha e charuto e entra o boné e camisas estampadas.
- O cenário de suas histórias é, na maioria das vezes, a Vila Xurupita, no Morro do Papagaio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário