segunda-feira, 14 de março de 2011

Personagem da Semana - Fera

(A mais bela história de amor já contada)

Era uma vez um príncipe francês muito belo e rico. Ele tinha um enorme e lindo castelo, e vários criados a servi-lo fielmente. Numa noite fria de inverno, uma velhinha feia e maltrapilha bateu a sua porta pedindo abrigo e ofereceu uma única rosa como pagameto. O príncipe, egoísta e precipitado, enojou-se pela aparência da senhora e lhe recusou proteção da neve e do frio. A velha mulher o aconselhou a não julgar tudo pela aparência, pois nem tudo é como parece. No entanto, o príncipe desalmado mandou que ela fosse embora. A mendiga se transformou então numa bela feiticeira e, a despeito dos pedidos de perdão do homem, amaldiçoou sua vida e seu castelo.

O bonito homem se tornou uma horrenda fera, que se confinou em seu castelo igualmente assustador que refletia o interior de seu dono. A maldição lançada pela feiticeira só poderia ser quebrada se o príncipe-fera aprendesse a amar e ter compaixão até o seu 21º aniversário, ou então seria um monstro para sempre. A rosa, antes ofertada como um agrado, era agora sua forca, pois quando caísse sua última pétala significaria que o tempo da fera teria acabado. Seu único contato com o mundo exterior por anos seria um espelho mágico que reflete quem se deseja ver, um presente da maga que o condenou. Quem lhe faz companhia são seus ainda fiéis criados que, também amaldiçoados, se tornam mobília do castelo, mas não perdem a alegria e a esperança.

Quando Maurice, um velho inventor, se perde na floresta e vai parar no castelo, Fera faz dele seu prisioneiro. Sua filha Bela, uma moça muito diferente de todas na sua vila, vai em busca de seu pai e se oferece para ficar em seu lugar como prisioneira da Fera. O monstro vê então a oportunidade de acabar com sua maldição e, com Bela, aprende a amar e a ser humano, e o ponto alto de sua rendição é quando a deixa livre para partir por amá-la demais. Por fim, Bela declara seu amor por Fera, quebrando a maldição.

Fera é personagem principal de A Bela e a Fera (Beauty and Beast), filme da Disney de 1991, baseado na fábula homônima de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont. O filme ganhou o Oscar de melhor canção original e melhor trilha sonora, o Globo de Ouro de melhor filme - comédia/musical, melhor trilha sonora e melhor canção, e o Grammy de melhor canção original de cinema e melhor composição instrumental de cinema.

Curiosidades:

- Bela é a única pessoa de seu vilarejo que veste roupas azuis, o que ressalta o quanto é diferente de todos a sua volta. No entanto, quando Fera começa a usar roupas, ele também se veste de azul, o que seria uma indicação de que os dois se completam.
- A aparência inusitada de Fera é na verdade um "frankenstein" de feras: juba de leão, cabeça e pelos de búfalo, presas e focinhos de javali, testa de gorila, corpo de urso, pernas e cauda de lobo, e, claro, chifres.
- A Disney cogita há anos relançar A Bela e a Fera em 3D, mas, até hoje, o filme não saiu nos cinemas. Há suposições de que o longa seja exibido ainda este ano.
- A Bela e a Fera é um dos únicos clássicos da Disney em que toda trama mágica corre em torno do príncipe. E é ele quem precisa passar por algum momento de superação e ser "salvo" no fim.

3 comentários:

  1. Ainda não concordo que o Fera seja o personagem principal. Não é porque a história gira em torno dele que ele seja o personagem principal...
    E a provação também é da Bela, já que ela tem de conseguir amar "uma fera horrenda" (apesar de ele ser bonitão como fera).
    Mas muito bom mesmo o perfil! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao azul, concordo que realmente o uso da cor parece um indício da sintonia e harmonia entre os dois :) mas mais do que isso, além de ser uma cor profunda e calma ( normalmente representando a água), pode passar a idéia de maturidade ( reforçando no caso a personalidade forte da Bela).
    Bom é isso :) Sucesso com o blog :) ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi leitores!!! ;)
    Em primeiro lugar, obrigada pelos comentários!!!
    É ótimo poder saber o que acham!!!!

    Rebs, adorei o que disse!!!
    Concordo com você, provavelmente a escolha do azul deve ter sido por esses e outros motivos similares.

    Ronaldo, continuo achando que o fato de a história girar em torno dele faz com que ele seja o personagem principal sim (junto com a Bela, é claro, afinal o casal é que é protagonista da trama).

    E sim, a provação também é da Bela, que tem seus sentimentos testados por gostar de uma Fera. No entanto, Bela é boa e seus sentimentos são puros desde o principio. Quem tem de provar que se regenerou e que se tornou alguém digno de amar e ser amado é ele, é a mudança de Fera que faz com que Bela passe a gostar dele. O que quis dizer é que Bela é quase uma "heroína" da história, afinal, tal qual os príncipes encantados que resgatam princesas em outras fábulas, é ela a responsável por "salvar" a Fera de seu confinamento interior, e revelar o homem bom que pode ser.

    Bom, é isso. Não posso deixar de dizer que muitas vezes damos opiniões pessoais no blog, então vocês podem se sentir livres para discordar sempre!!! :)

    Obrigada, e comentem mais!!!!

    ResponderExcluir