quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TOP 10 - Os calados mais queridos da animação

Colaboração por Ronaldo Rodrigues*

Nossa primeira lista é sobre personagens que mesmo sem falar são incrivelmente expressivos e marcaram a memória. Para não sermos tão injustos (já que toda lista deste tipo sempre é injusta), buscamos sempre usar um único personagem de cada história e tentamos não levar em conta apenas quem teve mais sucesso, mas sim sua capacidade de expressão. (Entre parenteses está o filme ou série animada a que pertencem, com a data de sua estreia)


1º - Wall-e (Wall-E - 2008)

Não é sem motivo que escolhemos Wall-e para a primeira posição dessa lista. Quando seu filme estreou muito foi dito de uma nova forma de fazer animações, grande parte do filme não tem falas. Mas com certeza o maior destaque da linda história do filme é o robozinho Wall-e. Com aquelas mexidinhas de seus olhos carentes e curiosos certamente ele encantou muita gente mesmo sem falar (praticamente) nada. Vale abrir exceção e falar, também, da baratinha do Wall-e, porque nunca se viu um inseto que se parecesse tanto com um cão fiel.


2º - Dumbo (Dumbo - 1941)

Um dos mais famosos clássicos da Disney marca presença no pódio, Dumbo. O elefantinho voador mais querido da animação é outro que sem falar consegue mostrar suas emoções incrivelmente. Com seus olhinhos azuis, tromba, rabinho e orelhas gigantes, o elefantinho voador se destaca por se expressar de todas as formas que lhe é possível. Quem não fica de coração partido com a cena dele chorando enquanto é acalentado pela mãe? Ou quem discorda de que é genial quando ele e Timóteo ficam bêbados e tem alucinações?



3º - Tapete Mágico (Aladdin - 1992)

O Tapete do Aladdin pode até ser uma surpresa nessa lista, mais ainda por ter conseguido um lugar no pódio. Mas o que lhe garantiu essa posição é sua particularidade de ser um dos poucos personagens que não possui um rosto. Apesar disso, quem não rola de rir com ele cruzando os ”braços” ou batendo o “pé” impaciente com as trapalhadas do Abu e Iago?



4º - Sininho (Peter Pan - 1953)

A companheira inseparável de Peter Pan é outra que sem falar consegue mostrar suas emoções perfeitamente. Principalmente em seus momentos de ciúmes e raiva por ser deixada de lado, a fadinha é expressividade pura. Nem quero ver a cara dela quando vir que não entrou no pódio.



5º - Scrat (A Era do Gelo - 2002)

O “esquilo-dente-de-sabre" é outro que por pouco não subiu ao pódio, mas não por falta de merecimento. Seus olhos esbugalhados transmitem toda sua raiva quando perde sua amada noz, todo medo nas furadas em que se mete e todo o amor quando se apaixona.



6º - Dunga (Branca de Neve e os Sete Anões - 1937)

Dunga provavelmente é o anão mais querido do mundo. Com seu jeito atrapalhado, olhar tímido, orelhas de abano e, é claro, seu jeitos atrapalhado com as mangas da roupa sobrando por cima das mãos.




7º - Coiote (Série Papa Léguas e Coiote - 1949)

Faminto, com a língua fora da boca, correndo desenfreadamente a atrás de uma ave que faz bip-bip ou caindo de um precipício. Nestas situações nem todos conseguiriam fazer tantas caras e bocas, certo? O Coiote faz tudo isso e ainda usa plaquinhas com seus comentários hilários.



8º - Grilo da sorte (Mulan - 1998)

Outro que não é tão lembrado, mas o Grilo da sorte do filme Mulan também não poderia estar de fora. Gri-li conquista os fans com seu desmaio, seus saltos e criks quando tenta convencer Mushu de alguma coisa ou ao enlouquecer a casamenteira.




9º - Pantera cor de Rosa (Série A Pantera Cor de Rosa - 1963)

A nona colocada não precisa de apresentações, muito menos explicações. Três coisas são suficientes para qualquer um identificá-la. Balançar de cauda, piscada de olho e uma musiquinha inconfundível tarãtarã tarã tarãtarãtarãtarãtarãããã rararara. Ainda precisa dizer que ela é rosa?



10º - Magie (Série Os Simpsons - 1989)

A caçula dos Simpson abre a nossa listagem suspirando de impaciência por não ter tido uma posição melhor, assim como suspira quando seus familiares fazem alguma besteira (sempre). Com seus tapinhas na testa e o seu constante chupar de chupeta Maggie deixou muito outros personagens de peso para trás e, apesar de não ter ficado muito satisfeita, conquistou a nossa décima posição.



E então, o que acharam da nossa lista? Foi justa? Quem ficou de fora ou não deveria ter entrado? Comentem e nos dêem sugestões!!!


*Ronaldo Rodrigues tem 20 anos, e é estudante de jornalismo da Universidade Federal Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário