Os anos entre 1928 e 1940 são considerados pelos historiadores como a “Era de Ouro da Animação”. Em apenas doze anos, o Cinema de Animação apresentou crescimento e desenvolvimento técnico e estético sem paralelo na história das artes visuais. O acréscimo de som aos filmes, na década de 1920, revolucionou as produções cinematográficas e ajudou a consolidar a animação junto à indústria do entretenimento.
O som sincronizado ajudou a manter a fórmula das séries de personagens viva. Afinal os filmes episódicos de curta duração, mudos e sem cores, baseados em piadas visuais já ameaçava cansar o público quando os desenhos que se movem começaram a falar, cantar e dançar, elevando as personagens animadas ao 'status' de celebridades do cinema norte-americano. Todo estúdio cinematográfico de Hollywood passou a querer a sua própria estrela animada em seu elenco de artistas contratados.
Nos EUA, a revolução se iniciaria justamente durante a Grande Depressão. Seguindo à frente do advento do som sincronizado nas obras de animação, o estúdio de animação dos irmãos Walt Disney despontou como uma potência. De fato, será o estúdio o principal responsável pelo rápido desenvolvimento da animação neste curto espaço de tempo.Foi Walt Disney o responsável por lançar o primeiro filme (de animação e de ação ao vivo) totalmente em cores do cinema: Flowers and trees (1932)
“Flowers and trees“ utilizava o sistema Technicolor de combinação de cores primárias em três tiras de negativos. Com este curta-metragem, os estúdios Disney iniciavam a era dos filmes animados coloridos e criavam um mercado para estas obras — fundamental para o estabelecimento das produções de longas durações, poucos anos mais tarde. O curta foi também o primeiro filme de animação premiado com um Oscar, vencedor da recém-criada categoria de melhor curta-metragem de animação, em 1932.
caramba..me lembro disso, já vi. adoro esses desenhos clássicos :)
ResponderExcluir